quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RECICLAGEM

Quanto tempo leva o lixo a deixar de o ser?
Quando deitas o teu lixo no caixote não fazes a mínima ideia de tudo por que ele passa depois disso. Não penses que simplesmente desaparece!
Quer dizer... Até desaparece, mas não é todo ele. Bom, o melhor é explicar tudo como deve ser.
Costuma-se dizer que a Natureza pensa em tudo. E não é que pensa mesmo? Até no lixo!
É que todo o lixo orgânico (o que vem de coisas vivas), que é criado pela própria Natureza, decompõe-se (desaparece) bastante depressa e serve também para gerar energia.
Por exemplo, no ciclo da vida, os animais e plantas que morrem tornam-se "lixo orgânico", mas servem de alimento a outros animais ou fazem com que a terra fique mais fértil para dar energia a outros seres vivos.
O problema é que o Homem, ao modificar e tentar dominar a Natureza, cria (para todos) problemas complicados de resolver.
Apesar de ser o único ser vivo que produz coisas artificiais, essas mesmas coisas podem levar uma eternidade a decompor-se! E são "pequenas coisas" como o vidro, o plástico, a esferovite, as latas, etc.
E quando estas coisas deixam de ter uso, ganham outro nome: lixo!
E o Homem, quando criou estes objectos tão úteis, não pensou que a Natureza não tem como os decompor à mesma velocidade que o seu próprio lixo. E às vezes até parece que nem se preocupa!!!
Lê aqui quanto tempo demora o lixo a "desaparecer":
- O papel e o papelão podem levar de 3 a 6 meses para serem absorvidos pela Terra.
- Uma simples pastilha elástica pode levar mais de 5 anos!
- As latas levam uma vida inteira: de 80 a 100 anos!
- O plástico pode levar até 500 anos! E há alguns que, simplesmente, não se decompõem!!!
- E agora o pior de todos: o vidro. Sabias que é capaz de ficar um milhão de anos a perturbar a Natureza? As civilizações nascem, desaparecem e o vidro continua lá, firme e forte!
Por isso é que é tão importante reciclar!
"Trata" bem do teu lixo!

1 comentário:

  1. ..Que texto tão bem redigido e parece mentira que aprendi algo que ainda não sabia. Como vim parar aqui é interessantíssimo tem haver precisamente com o reciclar tem haver com a necessidade também de sensibilizar as pessoas para os cuidados a ter na hora de deitar o lixo fora, os vidros mais especificamente. Acontece de vez enquanto encontrar junto dos vidrões "recicláveis" vidros desastradamente espalhados pelo chão sem dó nem piedade daqueles mais pequeninos que passam na via pública e que muito provavelmente cortam as patinhas, isto para não falar das criancinhas que muito provavelmente irão com adultos que terão o cuidado de acautelar a possibilidade de se cortarem ali bem como qualquer um de nós não é verdade. Talvez fosse possível fazer uma chamada de atenção nesse sentido. Eu ia colocar um papel mas já que a lei não permite ...disseram-me.

    ResponderEliminar