sábado, 17 de dezembro de 2011

PERFIL DE SAÍDA: SECUNDÁRIO

No final do 12.º ano os alunos devem:
• Consultar os principais documentos relativos aos direitos humanos e interpretá-los.
• Utilizar a Constituição da República Portuguesa enquanto garante do estado de direito democrático.
• Analisar situações de conflito ou contradição entre direitos, discutindo critérios que fundamentem opções esclarecidas.
• Perceber que os direitos humanos são uma construção para a qual podem contribuir.
• Participar em debates selecionando informação para sustentar a sua argumentação e tomada de decisões.
• Compreender o papel das leis na regulação do estado democrático e sua natureza contratual.
• Assumir criticamente os direitos e deveres que lhe competem no contexto da família, da escola e da comunidade e identificar direitos e deveres associados à vida adulta, designadamente na área profissional.
• Participar na vida da escola, de associações estudantis ou de instâncias da comunidade, nomeadamente em organizações do terceiro setor ou do poder local.
• Participar ativamente em projetos de voluntariado e de intercâmbio, nomeadamente nos que envolvem relações interculturais.
• Analisar causas e consequências de fenómenos de discriminações ou estereotipia e participar, se possível, na sua resolução.
• Envolver-se e comprometer-se em projetos que contribuam para a melhoria da vida dos cidadãos, a expressão dos seus interesses e a defesa dos seus direitos.
• Compreender a natureza dos conflitos, o seu eventual papel positivo ou negativo, e agir em conformidade.
• Compreender os efeitos mais visíveis das interdependências naturais e sociais do mundo.
• Relacionar processos de construção da Democracia em Portugal com outros, a nível europeu e mundial.
• Avaliar a importância e as formas de defesa dos interesses nacionais num contexto mundial de interdependência.
• Conhecer a organização das Nações Unidas e seus organismos especializados (OIT, UNESCO, etc.).
• Compreender a importância do papel regulador e fiscalizador das instituições e dos cidadãos.
• Compreender a importância dos media nas sociedades atuais, identificando fatores(económicos, políticos, culturais…) que os influenciam.
• Reconhecer a importância da liberdade de expressão e do direito à informação numa democracia e analisar criticamente situações de conflito entre direitos relacionados com o uso dos media.
• Intervir em debates públicos nos media quer como dinamizador, quer participando em iniciativas alheias.
• Apreciar criticamente as exigências de defesa do património coletivo e agir em conformidade.
• Apreciar e defender condições de preservação, consumo e criação de bens e produtos culturais.
• Tomar decisões informadas e compreender as consequências das suas escolhas em si e nos outros.
• Aceder e interpretar informação relevante e procurar o apoio adequado na área da saúde.
• Compreender a sua responsabilidade individual na construção e manutenção de projetos de vida saudáveis e do seu bem-estar.
• Avaliar riscos, vantagens e desvantagens de opções de produção de bens e serviços, consumo, pagamentos e aplicações de poupanças.
• Analisar orçamentos públicos (freguesia, município…) e participar da sua construção e fiscalização.

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