domingo, 11 de abril de 2010

EDUCAR PARA A CIDADANIA: PROPOSTAS

Educar para a Cidadania - Propostas
Educar para a Cidadania
Maria Virgínia Arantes

À luz dos Princípios e Valores orientadores do Currículo, a Educação para a Cidadania afecta transversalmente todo o processo educativo.
As competências que seguidamente se enunciam, de forma sumária e a título exemplificativo, reflectem necessidades sentidas por todos os actores envolvidos na formação do aluno. É um contributo simples e despretensioso, apenas um ponto de partida para um trabalho de reflexão, enriquecimento e adequação à realidade dos alunos que temos.
A sua operacionalização ocorrerá de forma diversificada, atendendo às idades, níveis de desenvolvimento (cognitivo, nomeadamente), solicitações, interesses e preocupações dos alunos ou turmas.
O nosso quotidiano é fértil em oportunidades de concretização, sobretudo se a nossa postura for interventiva e se não nos deixarmos prender pela premência e imprescindibilidade dos nossos conteúdos programáticos.
O Conselho de Turma, por seu lado, poderá privilegiar aspectos que considere prioritários para o grupo de alunos em questão e propor o seu aprofundamento em Formação Cívica.

Proposta de competências a desenvolver

Atitudes e valores
A Educação para a Cidadania capacitará o aluno a:

o Compreender os limites da liberdade individual.
o Comportar-se de forma solidária com os que o rodeiam.
o Participar em acções ou campanhas de solidariedade.
o Orientar as suas atitudes pelo respeito por si e pelos outros.
o Valorizar a importância da amizade.
o Actuar com honestidade e lealdade.
o Valorizar a justiça.
o Fazer juízos valorativos.
o Antecipar, ao nível moral, as consequências dos seus actos.
o Resolver dilemas morais.
o Avaliar criticamente atitudes, mensagens, à luz dos valores.
o Aceitar diferentes credos e formas de viver.
o Avaliar e defender o respeito pelos Direitos Humanos.
o Relacionar criticamente progresso e dignificação do Homem.
o Revelar sensibilidade à Beleza.
o Compreender a função distintiva dos Valores na sexualidade humana.

Desenvolvimento pessoal
A Educação para a Cidadania capacitará o aluno a:

o Saber ouvir.
o Exprimir ideias e pontos de vista.
o Informar-se.
o Trabalhar de forma autónoma.
o Reflectir e autoquestionar-se.
o Pedir ajuda, apoio, conselho.
o Tomar decisões.
o Interpretar sentimentos.
o Exteriorizar emoções.
o Controlar emoções.
o Analisar os seus pontos fracos / pontos fortes.
o Formular objectivos para si próprio.
o Traçar metas para o seu desenvolvimento.
o Antecipar as consequências dos seus actos.
o Resistir a pressões ou influências.
o Adaptar-se a mudanças.
o Avaliar o seu desempenho.
o Propor soluções para uma situação ou problema.
o Saber prevenir situações de risco.
o Questionar-se em função de padrões de vida saudável.
o Ter hábitos de higiene.
o Compreender os efeitos positivos da prática regular de exercício físico.
o Compreender modificações físicas e emocionais ligadas à sexualidade.

Desenvolvimento interpessoal/social
A Educação para a Cidadania capacitará o aluno a:

o Saber ouvir.
o Participar num debate/argumentar.
o Autodisciplinar a sua participação.
o Aceitar pontos de vista diferentes dos seus.
o Interpretar reacções.
o Ser sensível a sentimentos.
o Evitar situações de conflito.
o Negociar.
o Resolver conflitos.
o Criar empatia com os outros.
o Analisar pontos fracos /pontos fortes nos outros.
o Apreciar qualidades e competências.
o Trabalhar com os outros.
o Partilhar saberes.
o Empenhar-se na resolução de dificuldades dos outros.
o Cooperar na busca de soluções para situações ou problemas.
o Participar em projectos colectivos.
o Avaliar criticamente o desempenho dos outros.
o Adaptar-se a situações comunicacionais diversas.
o Relacionar-se correctamente com os seus pares e com os adultos.
o Consciencializar-se da importância do indivíduo no bem-estar colectivo.
o Ser sensível ao sofrimento físico e emocional.
o Aceitar a diferença (individual, cultural, ...).
o Implicar-se na defesa do ambiente.
o Tomar posição perante agressões ao ambiente.
o Participar na definição de regras de funcionamento e convivência.
o Descobrir a importância ou a simbologia das heranças culturais da sua comunidade.
o Compreender o funcionamento e a finalidade de instituições ou organizações.

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