domingo, 11 de abril de 2010

CIDADANIA/CIDADÃO

Conceito de cidadania | cidadão
A. "A cidadania é responsabilidade perante nós e perante os outros, consciência de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participação, é sentido de comunidade e de partilha, é insatisfação perante o que é injusto ou o que está mal, é vontade de aperfeiçoar, de servir, é espírito de inovação, de audácia, de risco, é pensamento que age e acção que se pensa."

Jorge Sampaio, in Educar para a Cidadania, Maria de Lourdes L. Paixão, Lisboa Ed.


B. "A educação para a cidadania constitui uma garantia da democracia e só pode realizar-se em contextos experienciais democráticos. Diz respeito a todas as instituições de socialização, de formação e de expressão da vida pública, mas, naturalmente, cabe aos sistemas educativos desenvolverem, nas crianças e nos jovens, os saberes e as práticas de uma cidadania activa.
Na última década, várias organizações internacionais têm vindo a apresentar aos governos e à opinião pública propostas que desenvolvem o conceito de educação para a cidadania, enumerando os valores que a devem sustentar e sugerindo estratégias educativas.
São de referir, em especial, o projecto do BIE/ UNESCO "Que educação para a cidadania?", o projecto do Conselho da Europa "Educação para a Cidadania Democrática", o relatório da EU "Construir a Europa pela Educação e a Formação" e o relatório Delors da Unesco "A Educação, um Tesouro a Descobrir". Os quatro são convergentes nos objectivos e nas orientações:
- o desenvolvimento humano; a participação democrática; a coesão social.
As componentes de uma educação para a cidadania estão abrangidas no emblemático conjunto de aprendizagens fundamentais, referido no relatório Delors pelos quatro pilares da Educação:
- aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser; aprender a viver juntos.
Neles podemos reconhecer a formação pessoal para a autonomia moral e a responsabilidade, o conhecimento e o juízo crítico, a empatia e a comunicação, bem como a formação social para a escolha e a decisão, a cooperação, a intervenção e o compromisso, que constitui o quarto pilar inovador: aprender a viver juntos."

Maria de Lourdes L. Paixão, Educar para a Cidadania, Lisboa Ed. (texto adaptad

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