domingo, 11 de abril de 2010

ACTIVIDADES : ASPECTOS POSITIVOS

ACTIVIDADES PROPOSTAS:

1. REFORÇO DOS ASPECTOS POSITIVOS

É frequente o surgimento de brigas e de insultos entre os alunos. Às vezes eles deixam marcas que demoram a passar. Há alunos que não se sentem apreciados pelos outros e, quantas vezes, não o são também por si próprios. Há alunos que são muito impulsivos, que têm dificuldade em tomar a perspectiva dos outros e atribuem acontecimentos insignificantes a más intenções dos colegas. Na aula de Formação Cívica podem ser desenvolvidas actividades, tais como jogos e dramatizações, que tenham como objectivo reforçar o conhecimento inter e intrapessoal, orientado para os aspectos positivos de cada indivíduo. É esse o objectivo das actividades aqui sugeridas.

1ª actividade:

Um aluno sai da sala. A turma refere aspectos que aprecia nesse colega, os quais são registados no quadro. O aluno é chamado e tenta adivinhar quem referiu cada um dos aspectos mencionados. Convém estabelecer um número fixo de referências a fazer sobre cada aluno, para que não haja diferença entre eles.

Regras fundamentais a respeitar:

•Só podem ser referidos aspectos positivos.
•Ninguém pode troçar nem ser indelicado ou desagradável.

2ª actividade:

É necessária um bola pequena e leve, que será lançada de aluno para aluno, ou um objecto que sirva de testemunho, que irá passar de mão em mão. O professor lança a bola para um aluno, ou passa o testemunho para o primeiro aluno de uma das filas. Este irá referir um aspecto positivo de um colega da turma, felicitando-o por ele ou agradecendo-lho. Em seguida lançará a bola para um colega ou passará o testemunho àquele que estiver mais próximo. Repete-se o procedimento.
Regras:
Se um aluno não quiser mesmo participar, pode passar a bola ou o testemunho, sem se pronunciar. Contudo, convém incentivar a participação de todos.
Ninguém pode referir aspectos negativos.
Não pode haver reacções negativas (verbais ou não verbais) ao que cada aluno diz.

Exemplos de apreciações que podem ser feitas pelos alunos:

- Obrigada, Susana, por me teres telefonado quando eu faltei.
- Eu gosto de jogar futebol com o Albano. Ele respeita as regras e não anda à pancada.

Comentário: É interessante observar o prazer com que os alunos se envolvem neste tipo de jogos. Eles são levados a ver os outros de uma forma positiva e a verem os aspectos que os outros consideram positivos em si. Fomenta-se a tolerância e promove-se a auto-estima. Passo a passo, vão sendo criadas condições para que as relações interpessoais na turma sejam melhores, com a diminuição de conflitos e a sua resolução de uma forma mais adequada.

Sem comentários:

Enviar um comentário