Formação Cívica: sugestões de trabalho
Armanda Zenhas 2002-02-11
É interessante observar o prazer com que os alunos se envolvem neste tipo de jogos. Eles são levados a ver os outros de uma forma positiva e a verem os aspectos que os outros consideram positivos em si. Fomenta-se a tolerância e promove-se a auto-estima.
É frequente o surgimento de brigas e de insultos entre os alunos. Às vezes eles deixam marcas que demoram a passar. Há alunos que não se sentem apreciados pelos outros e, quantas vezes, não o são também por si próprios. Há alunos que são muito impulsivos, que têm dificuldade em tomar a perspectiva dos outros e atribuem acontecimentos insignificantes a más intenções dos colegas. Na aula de Formação Cívica podem ser desenvolvidas actividades, tais como jogos e dramatizações, que tenham como objectivo reforçar o conhecimento inter e intrapessoal, orientado para os aspectos positivos de cada indivíduo. É esse o objectivo das actividades aqui sugeridas.1ª actividade:Um aluno sai da sala. A turma refere aspectos que aprecia nesse colega, os quais são registados no quadro. O aluno é chamado e tenta adivinhar quem referiu cada um dos aspectos mencionados.Convém estabelecer um número fixo de referências a fazer sobre cada aluno, para que não haja diferença entre eles. Regras fundamentais a respeitar:- Só podem ser referidos aspectos positivos.- Ninguém pode troçar nem ser indelicado ou desagradável.2ª actividade:É necessária um bola pequena e leve, que será lançada de aluno para aluno, ou um objecto que sirva de testemunho, que irá passar de mão em mão. O professor lança a bola para um aluno, ou passa o testemunho para o primeiro aluno de uma das filas. Este irá referir um aspecto positivo de um colega da turma, felicitando-o por ele ou agradecendo-lho. Em seguida lançará a bola para um colega ou passará o testemunho àquele que estiver mais próximo. Repete-se o procedimento.Regras:- Se um aluno não quiser mesmo participar, poder passar a bola ou o testemunho, sem se pronunciar. Contudo, convém incentivar a participação de todos.- Ninguém pode referir aspectos negativos.- Não pode haver reacções negativas (verbais ou não verbais) ao que cada aluno diz.Exemplos de apreciações que podem ser feitas pelos alunos:- Obrigada, Susana, por me teres telefonado quando eu faltei.- Eu gosto de jogar futebol com o Albano. Ele respeita as regras e não anda à pancada.É interessante observar o prazer com que os alunos se envolvem neste tipo de jogos. Eles são levados a ver os outros de uma forma positiva e a verem os aspectos que os outros consideram positivos em si. Fomenta-se a tolerância e promove-se a auto-estima. Passo a passo, vão sendo criadas condições para que as relações interpessoais na turma sejam melhores, com a diminuição de conflitos e a sua resolução de uma forma mais adequada.Sugestões de leitura:Alcântara, J. A. (1997). Como Educar a Auto-estima. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.Brandes, D. & Phillips, H. (1997). Manual de Jogos educativos. Lisboa: Moraes Editores.Marujo, H. A., Neto, L. M., & Perloiro, M. F. (1999). Educar para o Optimismo. Lisboa: Editorial Presença.
Sem comentários:
Enviar um comentário